NOTÍCIAS

19-JUN-2026

Gincana Ambiental promove conscientização e sustentabilidade nas escolas da rede municipal de São Domingos do Capim

Ação desenvolvida pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação levou conhecimento, diversão e práticas sustentáveis a estudantes de cinco escolas do município.

Por Regiane 19/06/2026 #1ª gincana ambiental

Durante cinco dias de atividades, alunos participaram de jogos, quiz ambiental, oficinas e dinâmicas voltadas à conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Em celebração à Semana do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu a 1ª Gincana Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de São Domingos do Capim.

A iniciativa teve como objetivo despertar a consciência ambiental entre os estudantes por meio de atividades educativas, dinâmicas e recreativas, unindo conhecimento, sustentabilidade e diversão.

A programação percorreu diferentes localidades do município, levando conhecimento e conscientização ambiental para centenas de estudantes. No dia 10 de junho de 2026, a ação foi realizada na Escola Cândido Lopes de Oliveira, na sede do município de São Domingos do Capim (SDC). Já no dia 17 de junho de 2026, a gincana aconteceu na Comunidade Alegre Vamos, envolvendo os alunos da Escola Roque Bernardo da Luz. No dia 18 de junho de 2026, as atividades foram desenvolvidas na Comunidade do Gancho, com a participação da Escola São Benedito. Encerrando a programação, no dia 19 de junho de 2026, a ação foi realizada na Comunidade Aparecida, na Escola Lucimar Costa da Silva.

Ao longo da programação, os estudantes participaram de diversas atividades, como quiz ambiental, jogos educativos, confecção de bilboquês produzidos com garrafas PET, sorteio de brindes e outras ações voltadas à preservação do meio ambiente e ao incentivo de práticas sustentáveis.

A gincana proporcionou momentos de aprendizado, integração e conscientização, reforçando a importância da educação ambiental na formação das novas gerações e incentivando atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade agradece às escolas que aderiram e abraçaram o projeto, contribuindo para o sucesso da primeira edição da Gincana Ambiental: Escola Vicentina Sodré de Araújo, Escola Cândido Lopes de Oliveira, Escola Roque Bernardo da Luz, Escola São Benedito e Escola Lucimar Costa da Silva.

A realização da 1ª Gincana Ambiental reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental, a sustentabilidade e a formação de cidadãos conscientes, fortalecendo ações que contribuem para a construção de um futuro mais sustentável para São Domingos do Capim.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo